Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page

Rating: 2.5/5 (531 votos)




ONLINE
3




Partilhe esta Página



Baixe o Flash Player para executar...

Apresentações inovadoras

 A estratégia por trás de uma apresentação é uma das etapas mais importantes e o que irá definir a forma que sua apresentação tomará. Ignorar este fato é comum entre profissionais de todos os setores

 Criar um diálogo com sua audiência

Comece colocando-se no lugar de quem irá te ouvir, refletindo sobre suas características - como quem são, de onde são, quais seus problemas - e buscando as informações que suprem tais questões, tomando cuidado em diferenciar o que você quer falar com o que você precisa falar. Neste momento, a insegurança pode gritar e te pressionar a colocar todas as informações. Ignore esta emoção e seja racional: o momento de cativar uma audiência requer seletividade e assertividade de informações, dentro de um tempo que provavelmente será menor do que você gostaria de ter.

Uma apresentação inovadora é desenvolvida com o mesmo cuidado e excelência de uma campanha publicitária: mais do que compilar excessivas informações em um arquivo de PowerPoint, é entender como será a comunicação de acordo com o público-alvo, trabalhando na forma com que as informações serão apresentadas para, no final, conquistar a simpatia e adesão do espectador.



Portanto, como ela pode ajudar?

Partindo do princípio de sua concepção: é um material profissional de comunicação feito por especialistas que entendem a melhor forma de se comunicar, sabem o que funciona e o que não funciona e estão acostumados a atender a todos os setores.



Trata-se de um material que possui impacto desde a primeira impressão (e, convenhamos, a máxima "a primeira impressão é a que fica" é uma grande realidade), ainda mais por muitos profissionais ainda optarem por desenvolverem suas apresentações de forma amadora e as pessoas estarem acostumadas a assistirem apresentações ruins, entediantes e até mesmo confusas.



Quando se conquista a simpatia de alguém as portas ficam praticamente abertas, pois a audiência se identifica com você tanto pelo seu discurso quanto pelo seu material apresentado e a partir deste momento, a retenção de informações torna-se mais fácil - sua apresentação torna-se memorável.

E ser memorável significa permanecer ativo na memória de quem o assistiu, e tratando-se de negócios o que mais queremos é sermos lembrados, certo?        Principalmente se a experiência for gratificante, onde ambos os lados se relacionam socialmente através de um assunto em comum que foi tratado (e apresentado) com seriedade e profissionalismo - isso transmite preocupação, cuidado e interesse.

Formas de se apresentar são o que não faltam, e não são elas que farão a diferença na hora de apresentar um projeto ou uma campanha, tentar vender uma ideia ou conceber uma parceria, mas sim se você, naquele momento, se comportará como um profissional, com um material profissional, que tratará aquela oportunidade de fechar o negócio como única, pois assim é o mercado: a chance que um perde, outro conquista, e se depender de uma "simples" apresentação, você irá desperdiçar a chance?

Apresentação inovadora cuida não apenas do material informativo e atrativo, mas também da autoestima do profissional, transmite segurança e conforto - é um investimento de imagem (tanto a do profissional quanto da empresa que ele representa), que vai além do que os olhos podem ver, aprofunda-se na questão social que faz, sim, diferença na hora de se apresentar.


Carga cognitiva
Carga cognitiva

 O processo cognitivo segundo Nunes & Giraffa (2003) é um processamento de informações, um estudo de como os humanos percebem, processam, codificam, estocam e recuperam as informações armazenadas. A estrutura cognitiva envolve três sistemas de memória: memória sensorial, memória de curta duração e de longa duração, as quais trabalham juntas.

Um estudo de George Miller (1956) referente a um numero mágico, 7+-2, que seria um número de elementos em que o sistema cognitivo humano consegue processar de maneira natural. Ou seja, o numero indicado para a quantidade de palavras em uma linha de um livro varia entre 5 e 9, facilitando assim nosso sistema cognitivo de assimilar as informações, armazenar informações relevantes na nossa memória de longa duração e deixar o que for de irrelevante na memória de curta duração.

John Sweller (2003), psicólogo australiano, sistema cognitivo “é um conjunto universal de princípios que resultam em um ambiente de aprendizagem eficiente e que consequentemente promovem um aumento na capacidade do processo de cognição humana.” Com o objetivo de tornar a interação humana com a tecnologia mais intuitiva possível.

Sweller também diz que para a aprendizagem ser dar de maneira correta as informações devem estar alinhadas com o sistema cognitivo, ou seja, quando o volume de informações oferecido for o mesmo suportado  por determinado aluno. A teoria da carga cognitiva, apóia-se na impossibilidade natural de um ser humano processar muitas informações na memória a cada momento.

Ao elaborar um material para estudo, três tipos de carga cognitiva devem ser levado em conta: carga cognitiva intrínseca (imposto pela complexidade do conteúdo da matéria de ensino), carga cognitiva relevante (impostos pelas atividades de ensinam que ajudam a aprendizagem) e carga cognitiva irrelevante (desperdiça recursos mentais que poderiam ser usados para auxiliar a carga relevante) .

 Modelo adaptado de Mayer

Modelo de balanceamento das cargas cognitivas -Modelo Adaptado de Mayer (2001)

 A Teoria da Carga Cognitiva é devida a John Sweller, psicólogo australiano, e baseia-se em estudos relativos a memória humana. As pessoas podem manter poucas coisas na memória a cada momento e isso impõe uma restrição no desempenho e na capacidade de aprendizado. O que se procura hoje em dia é estudar diferentes formas de fazer com que a cognição humana utilize esta carga de uma forma positiva.

São apresentados, principalmente, dois tipos de Carga Cognitiva, a Relevante e a Irrelevante. A Relevante é imposta pelas atividades que beneficiam o objetivo da aprendizagem, já a Irrelevante é a carga considerada externa ao conteúdo, que não interfere na construção e automação de esquemas. Na interface computacional, podemos ver esta carga de uma forma positiva.

Em uma interface, temos uma série de auxílios visuais e auditivos, como ícones, gimmicks, sinais de aviso, enfim. Estes recursos são considerados Carga Cognitiva Irrelevante, tendo em vista que não estão diretamente relacionados ao que se executa. Porém, estes recursos tornam-se Cargas Cognitivas Relevantes a partir do momento em que se associa um ícone diretamente a uma tarefa, dinamizando uma atividade, como por exemplo o ícone do bloco de notas, que é simples e de rápida associação. Sinais de aviso também deixam de ser um segundo plano e passam a ser um foco principal, pois têm o objetivo de trazer toda a atenção do usuário para aquela decisão urgente no momento.

No desenvolvimento de interfaces computacionais as Cargas Cognitivas Irrelevantes devem ser levadas em grande consideração, pois todos os sentidos do usuário devem estar voltados para aquela tarefa que está sendo executada. Qualquer recurso que auxilie este usuário, mesmo que seja considerado secundário, é relevante.

Fontes Consultadas

http://mpel5cegb.wikispaces.com/1.+In%C3%ADcio

http://www.pnas.org/content/97/23/12403.full

http://serendip.brynmawr.edu/exchange/node/1681

http://thebrain.mcgill.ca/flash/d/d_07/d_07_p/d_07_p_tra/d_07_p_tra.html

www.fpce.up.pt/docentes/acpinto/artigos/19_mcp_memoria_operatoria.pdf

http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/2050973-mem%C3%B3ria-curto-prazo-mem%C3%B3ria-longo/

http://faculty.washington.edu/chudler/stm0.html

http://www.useit.com/alertbox/short-term-memory.html

http://historiandomjg.blogspot.com/2008/11/teoria-da-carga-cognitiva-e.html

http://www.sciencedaily.com/releases/2009/04/090402143748.htm

http://www.physorg.com/news187464882.html

http://www.learningbreakthrough.com/brain-processes-targeted

http://www.memorylossonline.com/glossary/memory.html

http://www.isnare.com/?aid=205275&ca=Wellness%2C+Fitness+and+Diet