Uma apresentação visual em ppt levanta dúvidas na hora de sua montagem, tornando-a uma tarefa árdua. Para evitar o equívocos, alguns profissionais seguem regras, praticadas por todos, que não passam de mitos ou melhor “micos”.
Saiba por que motivos você não deve seguir essas as regras.
Os cinco principais mitos na hora de fazer uma apresentação.
Mito 1 - Uma apresentação começa pelo Power Point
Antes de elaborar o conteúdo de sua apresentação, estude a audiência. É preciso saber quem ela é, quais os seus interesses. Somente após isso, parta para a construção de roteiro, linha lógica e da forma com que vai abordar o tema. O roteiro deve estar no papel ou no Word.
Mito 2 - É errado deixar espaços em branco
Segundo os especialistas, espaços em branco, além criarem áreas de respiro, fazem parte da proposta visual da sua apresentação. Espaços em branco ajudam a tornar a leitura mais confortável, o que contribui para que a audiência foque onde você quer. Lembre-se: menos é mais.
Mito 3 - Números e gráficos são sempre chatos
Tudo depende de como as informações serão passadas. Se os números estiverem contextualizados em uma história impactante e os gráficos receberem um design diferenciado, podem se tornar, na verdade, as grandes estrelas da apresentação. Seja criativo.
Mito 4 - É obrigatório usar o logo em todos os slides
Quando você quer reforçar sua marca para a audiência, essa pode ser uma opção. É recomendável quando há o risco das pessoas esquecerem com quem estão falando, como por exemplo quando existe concorrência, com apresentações de diferentes empresas. Se você não está nessas situações, pense bem: você precisa mesmo ter o logo em todos os slides?
Mito 5 - Você precisa memorizar cada palavra de sua apresentação
Não! O importante é ter uma linha clara de raciocínio que faça sentido na hora da apresentação. As informações dos slides devem ser complementos da apresentação.